quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Viktor Belenko

O Tenente Viktor Ivanovich Belenko espantou muitos fantasmas do ocidente na década de 70, quando desertou da Força Aérea Soviética, fugindo com um Mikoyan-Gurevich MiG-25 para o Japão em 6 de Setembro de 1976.

O MiG-25 era um interceptador respeitável, ele foi a resposta soviética ao projeto a
mericano XB-70 Valkyrie. Durante seus testes, o MiG-25 foi sempre "vigiado" pelos americanos e em 73 um deles foi registrado por um radar sobrevoando Israel à velocidade de mach 3,2 (quase 4 mil km/h !). Essa incrível velocidade, somado à sua alardeada capacidade intercontinental, davam a capacidade de interceptar qualquer ameaça americana da época.

Quando Viktor Belenko chegou a Hakodate, no Japão, com apenas 30 segundos de combustível restantes, pousando em um aeroporto comercial, ele levava muitas informações sobre a aeronave, que por sinal foi completamente desmontada por técnicos e engenheiros americanos e japoneses, que descobriram importantes informações sobre o equipamento, incluindo detalhes que davam certa tranquilidade, como que a velocidade máxima não deveria exceder mach 2,5 sob pena de causar danos ao motor (aquele avião que foi visto a mach 3,2 pousou no Egito com os motores destruídos), que a visibilidade frontal do piloto era pífia, que o raio de combate era de 344km e outros detalhes.


Depois de pouco mais de 2 meses a aeronave foi devolvida à União Soviética, em caixas, completamente desmontada. Viktor Belenko foi interrogado durante 5 meses e recebeu asilo nos Estados Unidos pelo presidente Ford, depois foi contratado como uma espécie de consultor.


Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário