quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Plasma Speaker

Também conhecidos como Alto-falante Iônico ou Bobina de Tesla Musical, são equipamentos que modulam frequências de audio sobre arcos elétricos gerados pelas famosas bobinas de tesla. Estes arcos ionizam o ar (resultando em íons positivos e elétrons), esse ar ionizado é chamado de plasma.
A oscilação natural do arco elétrico desloca ar e produz som, se você já viu uma bobina de tesla ou um gerador Van de Graaff, já ouviu o tzzzzzzz característico.


Nos plasma-speakers, sobre a alta-tensão é modulada a frequência de audio, que faz com que o arco de plasma oscile gerando audio. Este audio é especialmente interessante pelo fato que o arco elétrico desloca o ar sem utilizar meios mecânicos como as bobinas magnéticas e cones de papel, plástico ou metal dos alto-falantes convencionais. Estes meios mecânicos possuem inércia, e seu deslocamento impõe imperfeições ao audio produzido. Mas também existem problemas, como o grande consumo de energia, a produção de ozônio tóxico durante o funcionamento e o risco de eletrocutar alguém.


Eu, particularmente, achei o treco muito bacana, estou pesquisando mais sobre o assunto e é possível que num futuro não muito distante tente construir um, aguardem.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário