domingo, 10 de agosto de 2008

Hack até para câmeras digitais

Em março comprei uma S5is, que é uma excelente câmera por sinal, mas sempre senti falta do indicador de bateria, que só aparece quando a carga das pilhas está para acabar. Isso apesar de um conjunto de pilhas Sony durar uma quase eternidade de umas seiscentas e poucas fotos.

Um dia desses vi um artigo no Meio Bit sobre uma espécie de mod para o software das câmeras point and shot da Canon, chamado CHKD, e uma das coisas que vi de cara no texto é que o mesmo acrescentava um indicador de bateria no display da câmera. Lendo o artigo todo, o procedimento parecia simples, descobrir a versão do firmware da minha cam, baixar a versão correspondente do mod, 'lockar' o SD card e pronto.
Bom, na hora descobri que o procedimento descrito lá não é o mesmo para qualquer modelo e para achar o procedimento certo para a Canon S5, que é MUITO simples por sinal, tive que ler quase o site todo do CHDK.

O trem funciona, e além do indicador de bateria (que pode inclusive mostrar o valor em Volts) há também um monte de outras funções, como a possibilidade de usar valores de abertura, tempo de exposição e ISO fora das faixas pré-definidas da câmera, entre outras coisas.

2 comentários:

  1. Olá, Bruno. Estava pesquisando sobre o CHDK e descobri seu blog. Você poderia explicar o procedimento? Não consegui nem achar o firm da minha S5is. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. ahh... se vc puder me enviar por email, ficarei grato. felvidal@gmail.com.

    ResponderExcluir